O que é a ALAMBI...

 

A ALAMBI é uma Organização Não Governamental para o Ambiente de âmbito local, com actividade no concelho de Alenquer, fundada em Janeiro de 1999, inscrita no Registo Nacional de O.N.G.A e na Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.


A Alambi desenvolve trabalho habitual nas seguintes áreas:

 

Conservação da Natureza

O nosso Concelho é rico em locais importantes em termos de património natural e para a preservação de habitats e da biodiversidade. Ota e Serra de Montejunto são espaços naturais privilegiados. A ALAMBI têm em desenvolvido diversos projectos estudos e actividades de divulgação e conservação da natureza e biodiversidade. Projectos como "Paul de Ota" e "Projecto Coruja" ou o estudo e protecção do Canhão Cársico de Ota tem merecido especial destaque.Também a Serra de Montejunto, que encerra um vasto património natural e cultural que urge preservar, é um espaço privilegiado de actuação da Alambi.A ALAMBI tem promovido também Ecovisitas a áreas naturais, e dispõe de um conjunto de painéis de exposição intitulados “Alenquer ao Natural”, com os quais se pretende divulgar o património natural do concelho.A ALAMBI integra o Conselho Cinegético e de Conservação da Fauna de Alenquer, o Conselho Consultivo da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e a Comissão Mista de Coordenação do Plano de Ordenamento da PPSM em representação das ONGA.



Resíduos

O nosso Concelho (como todo o Oeste em geral), está bastante atrasado no que respeita à recolha selectiva e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos. Os Ecopontos e a sensibilização pública tardam em chegar. A Alambi tem acompanhado toda esta situação e organizou já um colóquio/debate sobre recolha selectiva e reciclagem de RSU, com técnicos de empresas, autarcas e ONGs. O objectivo foi a recolha de experiências e sensibilização de autarcas e comunidade local, promovendo a recolha selectiva no nosso concelho. Também as questões levantadas com a instalação do Aterro Sanitário do Oeste e a poluição no Rio de Alenquer tem merecido especial atenção da Alambi. A vigilância do funcionamento das ETARs e da deposição descontrolada de resíduos em áreas naturais são tema de atenção habitual.

 

Pedreiras

Transformado num dos grandes problemas ambientais do Concelho, as consequências da extracção de inertes são acompanhadas de perto, pelo Núcleo de Trabalho sobre Pedreiras da ALAMBI, que exerce ainda vigilância no cumprimento dos preceitos legais em termos de impacte ambiental e recuperação de pedreiras abandonadas.

 

Ambiente Urbano

A nossa associação tem em execução dois projectos que visam a monitorização do ruído ambiental no eixo Ota-Alenquer-Carregado (Projecto MIRA) e a caracterização da poluição do Rio de Alenquer (Projecto RIAL). Questões relativas ao urbanismo, transportes e desenvolvimento sustentável, nomeadamente um esforço para que se inicie no concelho a elaboração da Agenda 21 local, são objecto de atenção da ALAMBI.


Educação Ambiental

Assumindo um papel fundamental no processo de mudança de comportamentos e atitudes, a Educação Ambiental é hoje uma das prioridades das políticas de ambiente. A ALAMBI , vem promovendo e apoiando projectos de Educação Ambiental nas escolas do Concelho, integrando também o Conselho Eco-escola da EBI do Carregado, da EBI de Abrigada e da EB23 Pêro de Alenquer. A Alambi elaborou também um anteprojecto de um Centro de Educação Ambiental (para o qual se aguardam parcerias) que visa optimizar este trabalho de coordenação, acesso a documentação, formação de professores, e promoção da Educação Ambiental no Concelho de Alenquer. A Alambi concluiu um projecto denominado ”De pequenino se escolhe o destino”, que visava promover a recolha selectiva de resíduos nas escolas do concelho equipando-as com mini-ecopontos de interior e dinamizando acções de sensibilização.