Comunicados sobre Resíduos

Chocado com a conta do lixo? Nós também.

Você sabia que os resíduos depositados nos ecopontos, desde que devidamente separados, não têm quaisquer custos de tratamento ou de transporte para os municípios? Os custos com a instalação dos ecopontos, o transporte e o manuseamento destes resíduos são cobertos pelo seu valor comercial no mercado da reciclagem. A venda de materiais recicláveis rendeu à Valorsul 11 milhões de euros em 2015 (Relatório e Contas, pág. 63). Foi a terceira maior fonte de receita da empresa, depois da venda de electricidade (quase 30 milhões de euros) e da deposição de resíduos em aterro (16 milhões).

Leia aqui o resto do documento.

A Alambi no Limpar Portugal


A campanha é já no dia 20 de Março e irá durar durante todo o dia. A Alambi está a dinamizar uma acção de limpeza em diversos locais da freguesia de Ota, principalmente na Serra. Haverá acções de limpeza no Carregado e em outros locais do concelho, dinamizadas por outras organizações. O local de encontro geral é na Romeira (junto ao palco), às 8h30. Em Ota o encontro é no Centro Social pelas 9h. No Carregado o ponto de encontro é nas sede dos escuteiros, a essa mesma hora. Os participantes devem levar calçado e vestuário adequado, luvas, e as ferramentas que tiverem (pás, enxadas...). Mais informações em http://limparportugal.ning.com/group/alqalenquer

 

A Alambi convida todas as Juntas de Freguesia a juntarem-se a esta campanha e a promoverem acções de limpeza nos seus territórios administrativos. Em anexo trabalho sobre lixo em espaço público, realizado no último Verão. Certamente irá reconhecer muitos dos locais.