Ordenamento e Desenvolvimento Sustentável

Petição pela requalificação da linha ferroviária do Oeste

 

A linha ferroviária do Oeste corre o risco de desaparecer. Construída no final do séc. XIX para servir as populações e as cidades ao longo do litoral, entre Lisboa e a Figueira da Foz, a Linha do Oeste nunca se modernizou e a CP tem vindo a reduzir serviços, a pretexto da sua fraca utilização.

ASSINAR

 

Barraqueiro ataca pela terceira vez com projecto para o Paúl da Ota / Quinta da Torre

 

Duas vezes reprovada em reunião de câmara, a persistente proposta da Barraqueiro para a Quinta da Torre volta novamente a reunião na próxima segunda-feira, na esperança de encontrar a complacência de um caldo de cultura política que durante décadas foi incapaz de mostrar aos promotores que há pretensões que são legítimas, e outras que são ilegítimas.

Ver documento

PARECER DA ALAMBI sobre a segunda versão do Programa de Acção Territorial da Zona Estratégica de Desenvolvimento de Alenquer–Azambuja (PAT)

 

Na sua primeira versão o PAT era essencialmente um documento de promoção de operações especulativas para a obtenção de mais-valias financeiras através da alteração do uso do solo. Era um documento que subvertia os princípios do ordenamento do território em nome dos quais era elaborado, ao antecipar a aprovação de Planos de Pormenor à revisão do PDM, procurando dessa forma impor desanexações da RAN e da REN como factos consumados. Na segunda versão, os projectos da iniciativa de promotores privados, susceptíveis de gerar maior controvérsia, já não são apresentados, sendo assim favorecida a credibilidade deste documento.

Ver Documento

Rede de Alta Velocidade

 

Foi publicada em 27 de Abril a Resolução do Conselho de  Ministros que define os traçados do troço Vila Franca de Xira -Alenquer da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Porto. A Resolução delimita igualmente as áreas sujeitas a medidas preventivas.

Ver Documento