Revisão do PDM

 

Está em curso  desde o ano 2000 o processo de revisão do PDM de Alenquer. Um processo pouco participado e condicionado pela possível instalação do aeroporto em Ota, e pelas pressões para a transformação do uso de solos adquiridos na zona pelos especuladores.

A Alambi organizou em  30 de Novembro de 2002, na Biblioteca Municipal de Alenquer, um debate público sobre a Revisão do PDM de Alenquer. Neste debate, o único realizado até ao momento, para alem da Alambi, participaram representantes da COOPQUER (Cooperativa Agrícola de Alenquer), da ACICA (Associação de Comércio e Indústria de Alenquer) e da Câmara Municipal (representada pelo Vereador Luis Rema). O debate, que contou com a presença de numeroso público, foi moderado pelo Director do Jornal d'Alenquer.

Após a deslocalização do NAL para o Campo de Tiro de Alcochete, a revisão doP DM parece ter tomado um rumo diferente.

Até Fevereiro de 2009 estavam apenas concluidos os documentos de caracterização que constituem a 1ª fase da revisão. Estes documentos não estão acessíveis ao público.

Em Setembro de 2008 a Alambi recebeu uma solicitação de parecer sobre o Relatório de Factores Críticos para a Decisão no âmbito dos procedimentos para a Avaliação Ambiental Estratégica do PDM.

 

 

Comunicados  e Pareceres da Alambi sobre a Revisão do PDM: