Desenvolvimento Sustentável

Factura da água não estimula consumo racional

A Alambi estudou os tarifários praticados em 2012 em Alenquer e nos concelhos da sua envolvente (Arruda, Azambuja, Benavente, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, e Vila Franca de Xira), bem como em Lisboa, por ser a capital do país, e Mafra, por ter sido um município pioneiro na concessão do serviço de fornecimento de água a privados. Veja aqui o nosso trabalho.

Novo carro eléctrico tem uma autonomia de 400km

 

O novo modelo de veículo eléctrico é um projecto da Build Your Dreams, um produtor chinês. O carro conta com 5 lugares e são necessárias 7 a 8 horas se recarregado em casa, mas apenas uma hora se se recorrer a um ponto de recarga específico.

A Build Your Dreams é uma marca chinesa sendo já a segunda a nível mundial em termos de produção de baterias eléctricas recarregáveis. O produtor chinês anunciou que o seu projecto mais recente - um veículo eléctrico com uma autonomia de 400km - chegará em breve ao mercado.

O E6 é um carro de 5 lugares e porta-bagagens, equipado com uma bateria à base de ferro que pode ser recarregada a nível doméstico, processo que demora 7 a 8 horas. Alternativamente é possível a visita de um posto de recarga especial que permite repor toda  a energia gasta em apenas 1 hora, ou metade em apenas 10 minutos.

O novo veículo eléctrico chegará ao mercado antes do fim do ano com um preço de £30 000 e será lançado inicialmente no mercado da Califórnia, estando a venda na China planeada numa fase posterior quando a produção em massa permitir uma redução do preço.

Se as características do novo veículo eléctrico se confirmarem e se o governo chinês ou uma das cidades do país instalar uma rede de postos de recarga rápida, este veículo pode liderar uma revolução no sentido de uma mobilidade sustentável.

Fonte

A Recolha Selectiva no Sistema Multimunicipal da Resioeste

 


A Directiva 94/62/CE estabeleceu metas de reciclagem a atingir pela União Europeia.
Até 2011 Portugal tem de reciclar pelo menos 55% em peso dos resíduos de embalagens, com mínimos estabelecidos para as diversas categorias destes materiais. A 3 anos de 2011, estamos longe de alcançar os objectivos estabelecidos.


Ver Documento

Agenda 21

 

A Câmara Municipal de Alenquer elaborou um protocolo de colaboração com o grupo Centro de Estudos sobre Cidades e Vilas Sustentáveis (CIVITAS), do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da elaboração da Agenda 21 Local de Alenquer, assumindo que se torna imprescindível tomar decisões em prol do desenvolvimento sustentável local.

No âmbito da A21L de Alenquer, o processo é sujeito a várias fases de desenvolvimento.

  • Fase 1 – Elaboração

  • Fase 2– Implementação

  • Fase 3 – Avaliação

  • Fase 4 – Aumentar a capacidade e conhecimentos

A A21L de Alenquer encontra-se na Fase 1 (interrompida há mais de 1 ano).


 

O que é a Agenda 21 Local?

A Agenda 21 aprovada na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro 1992), recomenda no seu capítulo 28 que até 1996 a maioria dos poderes locais adoptem Agendas do Ambiente e Desenvolvimento, elaboradas através de processos consultivos e do estabelecimento de consensos entre as autarquias, os munícipes, e as suas organizações.

A Agenda Local do Ambiente pretende ser um pequeno contributo para divulgar as preocupações ambientais à escala local, para incentivar o diálogo e para sugerir medidas concretas de actuação.

A ideia-base consiste em listar um certo número de medidas, arrumadas segundo 10 princípios, que traduzem numa linguagem simples as grandes estratégias ambientais.

Pretende-se que a agenda reúna informação útil, sobre entidades, fontes de financiamento e legislação.

A agenda local é apenas um ponto de partida. A verdadeira agenda terá de resultar, em cada terra, em cada município, do diálogo entre todas as instâncias localmente responsáveis e os cidadãos.

Iniciativas tipo “Forum” acompanham a implementação através de uma avaliação continuada do estado do ambiente.

 

Documentos produzidos pela A21L de Alenquer

 

Relatório da 1ª Sessão do Fórum de Participação "Principais Desafios ao Desenvolvimento e Grandes Opções de Qualidade de Vida para 2020"

Vector "Equipamentos Sociais, Culturais, de Saúde e de Educação"

Relatório da Sessão de Participação e Plano de acção

Vector "Educação Cívica e Ambiental de Todos"

Relatório da Sessão de Participação e Plano de acção